quinta-feira, 30 de junho de 2011

Minha Amada Imortal - Análise focando narradores e personagens.

(foto)trecho da quinta sinfonia Beethoven


A trama do filme Minha Amada Imortal, possui uma estrutura narrativa sustentada pelos depoimentos de personagens que conviveram em algum momento com Ludwig van Beethoven. Do auge à decadência de sua carreira e de sua saúde.

A maneira como vamos classificar o narrador e os personagens, portanto, poderá parecer um tanto peculiar, visto que normalmente, classifica-se um após o outro, separadamente. Nossa proposta: Colocar os personagens de maior relevância por ordem de aparição, e em seguida classificar sua participação como narrador.

Contudo, como o protagonista não participa como narrador, passaremos a descrevê-lo isoladamente. Luigi, como era intimamente chamado, além de redondo e surpreendentemente complexo, pode ser também, classificado como tridimensional, dado importante, pois relata seus atributos, sua genialidade, seus humores, seus amores e sua trajetória. Indubitavelmente o protagonista da trama.

É interessante notar que o filme começa com o funeral do Gênio, uma interessante analepse, para somente depois focar-se na história do protagonista, propriamente dito.

Além do narrador câmera, absolutamente neutro, facilmente poderíamos classificar os personagens usando a tipologia de Gerard Genette, como intradiegéticos (em 2º nível), mas, como comentado no início dessa análise, a estrutura narrativa é sustentada pelos depoimentos de alguns personagens, usaremos a tipologia de Morgan Friedman.

Essa classificação poderá ser compreendida como onisciente seletiva, uma vez que todos os narradores se focam em um personagem (Luigi). De todos os narradores, o mais destacado é Schindler, o secretário, que se manifesta discursando no enterro de Beethoven e segue como deuteragonista, com importante participação na trama. Dado ao seu envolvimento com Beethoven, classifica-se como redondo, com atitudes “sherlockianas” buscando desvendar o mistério que envolve o título do filme.

Antes mesmo do depoimento de Giulietta (a condessa), temos a participação de Nanette (a recepcionista do hotel), narrando o desencontro amoroso de Luigi, mas com teor altamente crítico, quase colocando o protagonista como vilão da história. Esta, uma personagem secundária, que no entanto, classificamos como redonda, visto que era detentora de importantes informações para o desenrolar da trama.

Somente depois disso vem a participação da condessa, dizendo que ela sim, seria a titular do testamento. Como narradora, a condessa teve importante participação, confidenciando ao secretário, por exemplo, o pedido de casamento do maestro, preterido por um adversário. Algo misteriosa e sensual, constitui uma personagem igualmente redonda, pois, além de tudo, trabalha o lado psicológico do romance. Dado que está bem representado na chantagem feita por seu pai, espionando atrás da porta.

Karl, o sobrinho (filho), diga-se de passagem, plano, também faz seus comentários sobre o tio. Tendo inclusive testemunhado em seu favor quando da questão de sua guarda. Sua classificação como “plano” é flagrante pois não tem a mínima profundidade, não foi capaz de suportar a pressão frustrando-se numa tentativa de suicídio. A participação de Johanna, a cunhada, que afinal tornou-se o elemento surpresa também tem esse viés narrativo. Ela resolve, já no fim da trama, contar em tom confessional, sua condição de amante do maestro. Era ela a mulher no hotel, a amada imortal, e, portanto, a antagonista no filme, apesar de a classificarmos como “plana”. Dado a sua introspecção, torna-se difícil perscrutar seu interior. Interessante notar que foi esse, justamente o conflito da trama. A resposta à pergunta do espectador, com relação a maneira como Luigi tratava a cunhada.

Finalmente, antes de comentar sobre outros personagens, temos a participação de Anna Marie como amiga e confidente de Beethoven. Seja falando dos horrores da guerra de Napoleão, seja comentando seu relacionamento com Luigi, temos ai outro personagem complexo. Sofrida com a perda do filho e com desenvoltura suficiente para circular entre a nobreza e a plebe, enriquece a trama desde o início com seu olhar penetrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário