(foto)trecho da quinta sinfonia BeethovenA trama do filme Minha Amada Imortal, possui uma estrutura narrativa sustentada pelos depoimentos de personagens que conviveram em algum momento com Ludwig van Beethoven. Do auge à decadência de sua carreira e de sua saúde.
A maneira como vamos classificar o narrador e os personagens, portanto, poderá parecer um tanto peculiar, visto que normalmente, classifica-se um após o outro, separadamente. Nossa proposta: Colocar os personagens de maior relevância por ordem de aparição, e em seguida classificar sua participação como narrador.
Contudo, como o protagonista não participa como narrador, passaremos a descrevê-lo isoladamente. Luigi, como era intimamente chamado, além de redondo e surpreendentemente complexo, pode ser também, classificado como tridimensional, dado importante, pois relata seus atributos, sua genialidade, seus humores, seus amores e sua trajetória. Indubitavelmente o protagonista da trama.
É interessante notar que o filme começa com o funeral do Gênio, uma interessante analepse, para somente depois focar-se na história do protagonista, propriamente dito.
Além do narrador câmera, absolutamente neutro, facilmente poderíamos classificar os personagens usando a tipologia de Gerard Genette, como intradiegéticos (em 2º nível), mas, como comentado no início dessa análise, a estrutura narrativa é sustentada pelos depoimentos de alguns personagens, usaremos a tipologia de Morgan Friedman.
Essa classificação poderá ser compreendida como onisciente seletiva, uma vez que todos os narradores se focam em um personagem (Luigi). De todos os narradores, o mais destacado é Schindler, o secretário, que se manifesta discursando no enterro de Beethoven e segue como deuteragonista, com importante participação na trama. Dado ao seu envolvimento com Beethoven, classifica-se como redondo, com atitudes “sherlockianas” buscando desvendar o mistério que envolve o título do filme.
Antes mesmo do depoimento de Giulietta (a condessa), temos a participação de Nanette (a recepcionista do hotel), narrando o desencontro amoroso de Luigi, mas com teor altamente crítico, quase colocando o protagonista como vilão da história. Esta, uma personagem secundária, que no entanto, classificamos como redonda, visto que era detentora de importantes informações para o desenrolar da trama.
Somente depois disso vem a participação da condessa, dizendo que ela sim, seria a titular do testamento. Como narradora, a condessa teve importante participação, confidenciando ao secretário, por exemplo, o pedido de casamento do maestro, preterido por um adversário. Algo misteriosa e sensual, constitui uma personagem igualmente redonda, pois, além de tudo, trabalha o lado psicológico do romance. Dado que está bem representado na chantagem feita por seu pai, espionando atrás da porta.
Karl, o sobrinho (filho), diga-se de passagem, plano, também faz seus comentários sobre o tio. Tendo inclusive testemunhado em seu favor quando da questão de sua guarda. Sua classificação como “plano” é flagrante pois não tem a mínima profundidade, não foi capaz de suportar a pressão frustrando-se numa tentativa de suicídio. A participação de Johanna, a cunhada, que afinal tornou-se o elemento surpresa também tem esse viés narrativo. Ela resolve, já no fim da trama, contar em tom confessional, sua condição de amante do maestro. Era ela a mulher no hotel, a amada imortal, e, portanto, a antagonista no filme, apesar de a classificarmos como “plana”. Dado a sua introspecção, torna-se difícil perscrutar seu interior. Interessante notar que foi esse, justamente o conflito da trama. A resposta à pergunta do espectador, com relação a maneira como Luigi tratava a cunhada.
Finalmente, antes de comentar sobre outros personagens, temos a participação de Anna Marie como amiga e confidente de Beethoven. Seja falando dos horrores da guerra de Napoleão, seja comentando seu relacionamento com Luigi, temos ai outro personagem complexo. Sofrida com a perda do filho e com desenvoltura suficiente para circular entre a nobreza e a plebe, enriquece a trama desde o início com seu olhar penetrante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário